Atlético-MG festeja 116 anos de história
Hoje é um dia especial para os torcedores do Atlético-MG. Nesta segunda-feira (25), o Galo celebra 116 anos de fundação.
Foi em um coreto de Belo Horizonte, no dia 25 de março de 1908, que um grupo de estudantes criou o que, no futuro, seria um dos clubes mais famosos de Minas Gerais e do país.
Em 1915, o Atlético, que já estava em destaque em seu estado, venceu seu primeiro Campeonato Mineiro. Com o passar dos anos, o clube passou a ficar em evidência no cenário nacional. Em 1937, venceu o primeiro Campeonato Brasileiro. O segundo título nacional foi conquistado em 1971, com uma equipe memorável, que contava com Reinaldo e Dadá Maravilha, entre outros grandes nomes.
Entre as campanhas de destaque do Galo, vale ressaltar a de 2013, ano em que a equipe levantou o troféu de campeão da Libertadores. O ano seguinte também foi marcante para os atleticanos. Foi em 2014 que o clube triunfou na Recopa e na Copa do Brasil.
Atlético-MG foi campeão da Libertadores em 2013
Créditos: Douglas Magno/AFP
Porém, a memória mais recente dos torcedores do Atlético nos leva para o ano de 2021, quando o time foi Tricampeão Brasileiro e Bicampeão da Copa do Brasil. Em 2022, o Galo conquistou seu primeiro título da Supercopa do Brasil.
O Atlético, além do destaque nacional, também está sempre nos pódios em Minas Gerais. Em 2023, foi campeão do Campeonato Estadual pela 48ª vez, tornando-se o maior vencedor do Estado.
Em 2020, mais um capítulo da história do Galo começou a ser escrita. Foi neste ano que máquinas tomaram conta da cena e iniciaram a construção da Arena MRV, inaugurada no dia 15 de abril de 2023.
Atlético-MG x Santos será o primeiro jogo oficial da Arena MRV
Créditos: Pedro Souza / Atlético
Confira abaixo os títulos do Atlético-MG no Campeonato Brasileiro:
1937 - Primeiro título
Sob comando do técnico Floriano Peixoto e figuras como ??o goleiro Kafunga, o zagueiro Zezé Procópio, os atacantes Nicola, Guará e Paulista, o Atlético se tornou o primeiro campeão nacional. Para conquistar o título, o Galo venceu Portuguesa de Desportos, Fluminense e o Rio Branco.
Atlético foi o primeiro campeão nacional
Créditos: Divulgação/Clube Atlético Mineiro
1971 - Sob o comando de Telê Santana
Em seu bicampeonato, o time foi comandado por Telê Santana. Na fase final da competição, o Galo precisaria derrotar São Paulo e Botafogo, e assim fez, consagrando uma campanha histórica e lendária com muitos gols de Dadá Maravilha.
Atlético foi bicampeão do Brasileiro em 1971
Créditos: Divulgação/Atlético/Centro de Memória
2021 - No embalo de Hulk
Em sua conquista mais recente do Brasileiro, o Atlético teve uma campanha incontestável. Foi o clube com melhor aproveitamento da Série A em 2021, com mais vitórias, menos derrotas e mais jogos sem sofrer gols. Um dos destaques na conquista foi o atacante Hulk, responsável por eletrizar a torcida com seus gols.
Atlético-MG recebe taça de campeão do Brasileirão Assaí 2021
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF
Confira abaixo os títulos do Atlético-MG na Copa do Brasil:
2014 - Final mineira
A Copa do Brasil de 2014 teve um sabor especial para o Alvinegro. Na final emocionante, o Galo derrotou o Cruzeiro por 3 a 0 no placar agregado. No mata-mata, a equipe derrotou times como Palmeiras, Corinthians e Flamengo.
Atlético foi campeão da Copa do Brasil em 2014
Créditos: Divulgação/Clube Atlético Mineiro
2021 - No topo do Brasil
Com a conquista da Copa do Brasil neste ano, o Atlético ficou no topo das duas maiores competições nacionais. O título foi conquistado após duas vitórias sobre o Athletico-PR. Hulk, além de artilheiro no Brasileiro com 19 gols, também foi o maior goleador da Copa do Brasil, com 8 gols.
Atlético-MG foi o campeão da Copa do Brasil em 2021
Créditos: Pedro Souza/Atlético
Veja também
Brasileirão
Panini apresenta álbum de figurinhas do Brasileirão 2024
Com figurinhas extras de craques do futebol nacional, páginas especiais exclusivas e recurso de audiodescrição, novo livro álbum ilustrado do Campeonato Brasileiro chega às bancas em 9 de agosto
Brasileirão
Pedro, do Flamengo, lidera corrida pelo Troféu Roberto Dinamite
Atacante rubro-negro já balançou a rede dez vezes no Brasileirão Betano
Brasileirão
Dupla Fla-Flu conquista a terceira vitória seguida no Brasileirão Betano
Rubro-Negro e Tricolor das Laranjeiras ganharam de Atlético-GO e Red Bull Bragantino, respectivamente
Brasileirão
Brasileirão Betano: Fim da 19ª rodada indica 2ª maior público da história
Competição recebe 24.245 torcedores a cada partida, atrás apenas de 2023, que teve 26.519 pagantes por jogo
Os Cookies são pequenos arquivos de texto enviados e armazenados no seu computador, com as suas ações e informações de navegação. Utilizamos somente os cookies estritamente necessários para que o nosso site funcione corretamente e para garantir segurança e registro de métricas. Para mais informações visite nossa Política de Privacidade.