São Paulo festeja 94 anos de história e tradição
Nesta quinta-feira (25), o São Paulo Futebol Clube comemora 94 anos de uma história repleta de glórias e tradição pelo futebol paulista e brasileiro. A equipe do Morumbi foi fundada em 1930 e surgiu a partir do Club Athlético Paulistano (CAP), clube amador original de 1900. Em 1930, o CAP foi obrigado a encerrar as atividades, mas a trajetória de sucesso do time plantou a semente para a criação do São Paulo ainda naquele ano.
A iniciativa foi motivada pela ideia de quinze homens apaixonados pelas cores tricolores oriundas do Club Athlético Paulistano: Manoel do Carmo Meca, Cid Mattos Viana, Francisco Pereira Carneiro, Éolo Campos, Manoel Arruda Nascimento, Izidoro Narvaes Caro, Francisco Ribeiro Carril, José Porphyrio da Paz, Eduardo Oliveira Pirajá, Frederico Antônio Germano Menzen, Francisco Bastos, Sebastião Portugal Gouvêa, Dorival Gomes dos Santos, Deocleciano Dantas de Freitas e Carlos A. Azevedo Salles Júnior.
Em 1931, veio o primeiro título da história do São Paulo: o Campeonato Paulista. Contra o Corinthians, o time ganhou por 4 a 1, no Parque São Jorge, graças aos tentos de Armandinho (duas vezes), Friedenreich e Araken Patusca. A conquista viria a ser a primeira de 22 taças da competição: 1931, 1943, 1945, 1946, 1948, 1949, 1953, 1957, 1970, 1971, 1975, 1980, 1981, 1985, 1987, 1989, 1991, 1992, 1998, 2000, 2005 e 2021.
Equipe do São Paulo campeã paulista de 1931, primeiro título da história do clube
Créditos: Divulgação/São Paulo
Grande símbolo da equipe, o Morumbi teve seu projeto de construção apresentado em 1953. O estádio foi nomeado em alusão a Cícero Pompeu de Toledo, presidente responsável por sua idealização, mas que não pôde vê-lo pronto em razão de seu falecimento em 1959. No ano seguinte, o São Paulo disputou sua primeira partida no Morumbi, ainda incompleto, para mais de 60 mil pessoas. Em 2 de outubro, o Tricolor venceu o Sporting (POR) por 1 a 0, com gol de Peixinho.
O estádio foi concluído em 1970, com capacidade à época para 150 mil pessoas. Hoje, o Morumbi pode receber pouco mais de 66 mil são-paulinos.
Morumbi na final da Copa do Brasil 2023 entre São Paulo x Flamengo
Créditos: Felipe Iruatã / saopaulofc.net
A partir da década de 70, com o título do Campeonato Brasileiro de 1977, o São Paulo iniciou sua longa trajetória de conquistas para além do cenário estadual. Em seguida, o Tricolor Paulista levantou as taças do Brasileirão de 1986, 1991 e é até hoje o único tricampeão brasileiro de forma consecutiva (2006, 2007 e 2008).
Em 1992, o clube se sagrou campeão da Libertadores pela primeira vez. Comandado pelo ídolo tricolor Telê Santana, a equipe chegou à final para enfrentar o Newell's Old Boys (ARG). Após a derrota por 1 a 0 no primeiro jogo e a vitória pelo mesmo placar em casa, o São Paulo venceu nos pênaltis por 3 a 2, tendo Zetti, Cafú, Ronaldão, Raí, Müller e Palhinha como alguns dos principais nomes do título.
No ano seguinte, o São Paulo repetiu a dose e voltou a levantar a taça da Libertadores, dessa vez sobre a Universidad Católica (CHI). Na ida, a goleada por 5 a 1 encaminhou o título tricolor no Morumbi. E a derrota por 2 a 0 no jogo final não impediu o bicampeonato são-paulino.
Escalação do São Paulo na final da Libertadores de 1992
Créditos: Divulgação/São Paulo
Depois das duas Libertadores, o Tricolor Paulista seguiu para o Mundial de clubes e se sagrou bicampeão mundial diante de dois gigantes do futebol europeu: Barcelona e Milan. Em 1992, a decisão foi contra a equipe catalã, treinada por Johann Cruyff e com jogadores do calibre de Zubizarreta, Koeman, Guardiola, Laudrup e Stoichkov. No Estádio Nacional de Tóquio, no Japão, Raí marcou os dois gols da vitória por 2 a 1.
Em 1993, o São Paulo superou o Milan de Fábio Capello, com nomes como Baresi, Maldini, Costacurta, Desailly, Papin e Sebastiano Rossi. Novamente em Tóquio, os gols de Palhinha, Toninho Cerezo e Müller garantiram o título por 3 a 2.
Time do São Paulo para a final do Mundial de 1992
Créditos: Divulgação/São Paulo
Em 2005, a equipe voltou a erguer a taça da Libertadores e do Mundial em um mesmo ano, sob o comando de Paulo Autuori. Na competição sul-americana, o São Paulo teve pela frente o Atlético Paranaense e conquistou o tricampeonato do torneio com os placares de 1 a 1 no primeiro jogo e de 4 a 0 no Morumbi, onde Amoroso, Fabão, Luizão e Diego Tardelli marcaram os gols do título.
Para se sagrar campeão mundial, o Liverpool foi o adversário, vencido por 1 a 0 no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão, graças às defesas de Rogério Ceni, à liderança de Lugano, ao lançamento de Aloísio Chulapa e ao chute certeiro de Mineiro.
Um dos principais ídolos do clube, Rogério Ceni é o goleiro com o maior número de gols na história do futebol, com 131. Com 25 anos de São Paulo, é o jogador que mais vestiu o uniforme do Tricolor Paulista, com 1237 jogos, e recebe a alcunha de "M1to" pela torcida.
Time do São Paulo para a final do Mundial de 2005
Créditos: Divulgação/São Paulo
Após os títulos de Libertadores, o São Paulo ganhou a Sul-Americana de 2012 e adicionou mais um ídolo à sua história: Lucas. Criado nas categorias de base do clube, o atacante marcou um dos gols da vitória por 2 a 0 contra o Tigre (ARG) - Osvaldo fez o outro. 11 anos depois, Lucas retornou ao São Paulo e conquistou a Copa do Brasil, título então inédito para o time.
Atual campeão da Copa do Brasil, o São Paulo disputará a Libertadores em 2024 e mantém vivo o sonho de grandes conquistas na temporada.
A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza o São Paulo Futebol Clube pelos seus 94 anos de história.
Confira abaixo os títulos do São Paulo no Campeonato Brasileiro:
1977 - Primeiro título
O São Paulo conquistou seu primeiro título brasileiro contra o Atlético Mineiro. Jogando no Mineirão, Tricolor e Galo empataram em 0 a 0 no tempo regulamentar e, nos pênaltis, a equipe do Morumbi levou a melhor por 3 a 2.
São Paulo campeão brasileiro de 1977
Créditos: Divulgação/São Paulo
1986 - Careca é decisivo
Na decisão em dois jogos diante do Guarani, os times empataram. No Morumbi, Careca para o São Paulo e Evair para o Guarani balançaram as redes no 1 a 1. Na partida de volta, disputada no Brinco de Ouro, aconteceu o placar elástico de 3 a 3. A poucos minutos do fim da prorrogação, Careca voltou a ser decisivo e levou a disputa aos pênaltis, onde o Tricolor superou a equipe de Campinas por 4 a 3.
São Paulo campeão brasileiro de 1986
Créditos: Divulgação/São Paulo
1991 - Tricampeonato do Tricolor
O Bragantino de Carlos Alberto Parreira era o postulante ao título ao lado do São Paulo em 1991. No jogo de ida, o São Paulo venceu por 1 a 0, com gol de Mário Tilico, e defendeu o resultado no confronto de volta. Com o 0 a 0 em Bragança Paulista, o Tricolor Paulista chegou ao tricampeonato brasileiro.
São Paulo campeão brasileiro de 1991
Créditos: Divulgação/São Paulo
2006 - Líder desde a 12ª rodada
Liderado por Muricy Ramalho, um dos grandes técnicos da história do São Paulo, o São Paulo ergueu o troféu do Brasileirão de 2006, com uma campanha de 78 pontos, nove de vantagem sobre o segundo colocado, Internacional.
São Paulo campeão brasileiro de 2006
Créditos: Divulgação/São Paulo
2007 - Título garantido a quatro jogos do fim
Na temporada seguinte, o São Paulo alcançou 77 pontos e conquistou o bicampeonato. Terminou o Brasileirão com 15 pontos de vantagem sobre o vice-campeão, Santos, e pôde comemorar mais uma taça com quatro rodadas de antecedência.
São Paulo campeão brasileiro de 2007
Créditos: Divulgação/São Paulo
2008 - Resiliência até o final
Neste ano, o São Paulo fez história não só por garantir mais um título brasileiro, mas também por se tornar o primeiro time na história a chegar a um tricampeonato do Campeonato Brasileiro.
Diferentemente das edições anteriores, o Tricolor Paulista precisou de uma arrancada na reta final da competição e assumiu a ponta da tabela na 38ª rodada.
São Paulo campeão brasileiro de 2008
Créditos: Divulgação/São Paulo
Confira aqui o título do São Paulo na Copa do Brasil:
2023 - Eliminando gigantes
Dorival Júnior esteve à frente do São Paulo na campanha rumo ao título da Copa do Brasil. Até a decisão, o São Paulo eliminou Ituano, Sport, Palmeiras e Corinthians.
Enfrentando o Flamengo, a equipe paulista venceu no Maracanã por 1 a 0, com gol de Calleri, pela partida de ida. No jogo decisivo, no Morumbi, Bruno Henrique abriu o placar para os cariocas, mas Rodrigo Nestor marcou um golaço no fim do primeiro tempo e garantiu a conquista para o São Paulo e a festa de mais de 60 mil são-paulinos in loco.
São Paulo conquista Copa Betano do Brasil 2023
Créditos: Rubens Chiri / saopaulofc.net
Veja também
Brasileirão
Panini apresenta álbum de figurinhas do Brasileirão 2024
Com figurinhas extras de craques do futebol nacional, páginas especiais exclusivas e recurso de audiodescrição, novo livro álbum ilustrado do Campeonato Brasileiro chega às bancas em 9 de agosto
Brasileirão
Pedro, do Flamengo, lidera corrida pelo Troféu Roberto Dinamite
Atacante rubro-negro já balançou a rede dez vezes no Brasileirão Betano
Brasileirão
Dupla Fla-Flu conquista a terceira vitória seguida no Brasileirão Betano
Rubro-Negro e Tricolor das Laranjeiras ganharam de Atlético-GO e Red Bull Bragantino, respectivamente
Brasileirão
Brasileirão Betano: Fim da 19ª rodada indica 2ª maior público da história
Competição recebe 24.245 torcedores a cada partida, atrás apenas de 2023, que teve 26.519 pagantes por jogo
Os Cookies são pequenos arquivos de texto enviados e armazenados no seu computador, com as suas ações e informações de navegação. Utilizamos somente os cookies estritamente necessários para que o nosso site funcione corretamente e para garantir segurança e registro de métricas. Para mais informações visite nossa Política de Privacidade.