Botafogo completa 119 anos de história no futebol

Líder do Brasileirão Assaí 2023, o Botafogo completa neste sábado (12) 119 anos de fundação. Clube que honra o futebol brasileiro por sua trajetória de conquistas, o Glorioso é o que mais jogadores cedeu à Seleção Brasileira em Copas do Mundo: 47 ao todo, incluindo Garrincha, Didi, Nilton Santos e Jairzinho, entre tantos outros.

Time campeão Carioca de 1962 Time do Botafogo campeão carioca de 1962
Créditos: Divulgação

Na verdade, os botafoguenses têm três datas específicas para comemorar todos os anos. No dia 1 de julho de 1894 foi fundado o Club de Regatas Botafogo. Dez anos mais tarde, em 12 de agosto de 1904, os amigos Flávio Ramos e Emmanuel Sodré, estudantes do Colégio Alfredo Gomes, criaram o Botafogo Football Club.

Passaram-se 38 anos até que houvesse a fusão entre os dois clubes, dando origem em 8 de dezembro de 1942 ao Botafogo de Futebol e Regatas.

Garrincha é um dos maiores jogadores da história do futebol Garrincha é um dos maiores jogadores da história do futebol
Créditos: Divulgação

Bicampeão brasileiro em 1968 e 1995, 21 vezes campeão carioca, vencedor da Copa Conmebol em 1993, detentor de quatro títulos do Torneio Rio-São Paulo, o Botafogo integrou lista divulgada pela Fifa em dezembro de 2000 como um dos maiores clubes de futebol do século XX em todo o planeta.

Nilton Santos em ação pelo Botafogo Nilton Santos em ação pelo Botafogo
Créditos: Divulgação/Botafogo

Entre os grandes feitos alcançados no futebol pelo Botafogo pode-se destacar o recorde do número de jogos invicto no futebol brasileiro: 52, em 1977 e 1978. Também é o autor da maior goleada já registrada em partidas oficiais de futebol masculino no País: 24 a 0, sobre o Sport Club Mangueira, no Campeonato Carioca de 1909.

Nome de destaque no atual elenco do Botafogo, o atacante Tiquinho falou ao site da CBF do seu sentimento sobre os 119 anos do clube.

Tiquinho Soares tem sido um dos melhores jogadores do atual Brasileirão Tiquinho Soares tem sido um dos melhores jogadores do atual Brasileirão
Créditos: Rodrigo Ferreira / CBF

“É uma honra vestir essa camisa, de muitas tradições e histórias. Sei que estou ajudando a manter o legado deixado por tantos jogadores que passaram pelo clube, do qual sou muito grato pela oportunidade”, disse o atual artilheiro do Brasileirão.

Presidido por Durcésio Mello, o Botafogo também investe no futebol feminino. Neste ano, foi o primeiro colocado de seu grupo na primeira fase da Série A2 do Brasileirão, superando sete adversários. Avançou até a semifinal e terminou em terceiro lugar.

A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza o Botafogo pelos seus 119 anos de história no futebol.