O que rolou de melhor no Brasileirão Assaí até a pausa de fim de ano
A equipe do São Paulo termina o ano de 2020 na liderança do Brasileirão Assaí. Sob o comando do técnico Fernando Diniz, o clube paulista somou 56 pontos em 27 jogos até aqui.
Créditos: Jhony Pinho/AGIF
O ano de 2020 pode estar próximo de seu fim, mas o Brasileirão Assaí seguirá a todo vapor também em 2021. E para relembrar o que aconteceu na competição até aqui, vamos fazer um balanço dos destaques da Série A do Campeonato Brasileiro: confrontos de tirar o fôlego de norte a sul do país, grandes artilheiros, garçons e muito mais. Do início de agosto até o final de dezembro, foram 268 partidas, 654 gols e mais de 24 mil minutos de bola rolando.
Por conta da pandemia do coronavírus, a edição de 2020 do Brasileirão Assaí iniciou-se em agosto e, excepcionalmente, se estenderá até fevereiro de 2021. Após 27 rodadas disputadas neste ano, quem vai passar a virada de Ano Novo na liderança é o São Paulo, que desponta na primeira posição da competição com 56 pontos, seguido pelo vice-líder Atlético-MG, com 49. O terceiro colocado é o Flamengo, que, assim como Grêmio, Palmeiras e Vasco da Gama, tem um jogo a menos com relação aos demais rivais.
Números do Brasileirão Assaí em 2020:
Jogos
268
Gols
654 (2,4 por jogo)
Melhor campanha
São Paulo: 56 pontos
Artilheiro
Thiago Galhardo (Internacional): 16 gols
Garçom
Keno (Atlético-MG) e Vina (Ceará): 6 assistências
Mais jogos sem sofre gol
Marcelo Lomba (Internacional) e Tiago Volpi (São Paulo): 10 jogos
Melhor ataque
São Paulo: 47 gols
Pior ataque
Coritiba: 21 gols
Melhor defesa
Grêmio e São Paulo: 22 gols sofridos
Pior defesa
Bahia: 48 gols sofridos
Time que mais ficou na liderança
Internacional: 11 rodadas
Melhor mandante
São Paulo: 79,5 % de aproveitamento
Melhor visitante
Flamengo: 61,5 % de aproveitamento
Prêmio de Jogador do Mês
O Brasileirão Assaí 2020 promoveu uma iniciativa inédita: o prêmio de Jogador do Mês. A ideia do projeto é avaliar o desempenho dos atletas e valorizar os destaques do campeonato durante determinado período. A eleição do craque de cada mês é realizada por jornalistas especializados.
Troféu do Jogador do Mês Série A
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF
Thiago Galhardo, do Internacional, foi o primeiro a ter sua performance reconhecida e receber o troféu. O artilheiro do Colorado foi o melhor Jogador do mês de agosto. Já em setembro, foi a vez de Marinho, do Santos, ser eleito o destaque pelos especialistas.
Em outubro, o troféu viajou pela primeira vez para o Rio de Janeiro para encontrar seu dono: o atacante Pedro, do Flamengo. Em novembro, a premiação voltou a atravessar a Dutra, desta vez para as mãos de Luciano, destaque do São Paulo no Campeonato Brasileiro.
Artilheiros
Os 20 clubes que compõem o Brasileirão Assaí brigam ponto a ponto pelas melhores colocações na tabela de classificação. A disputa individual entre os jogadores também não fica para trás. Na corrida pela artilharia, quem desponta é Thiago Galhardo, do Internacional, com 16 gols marcados – seguido de perto por Marinho, do Santos, que já balançou as redes em 15 oportunidades.
O top 5 dos principais artilheiros é completo por Luciano, do São Paulo, com 12 gols até aqui, e um empate triplo entre German Cano, do Vasco, Pedro, do Flamengo e Brenner, também do São Paulo, com 11 cada.
Thiago Galhardo, do Colorado, foi o jogador que mais balançou as redes no Brasileirão Assaí em 2020, com 15 gols anotados.
Créditos: Ricardo Duarte/Internacional
Garçons
O que seria dos artilheiros sem aquela assistência na medida? Se a briga pela artilharia está acirrada, a disputa dos principais garçons do campeonato está ainda mais. Os melhores passadores do Brasileirão no ano de 2020 são Vina, do Ceará, e Keno, do Atlético-MG, com seis passes para gol cada.
Em seguida, na segunda colocação, com cinco assistências até então, um empate técnico entre oito atletas. Arrascaeta, Bruno Henrique e Isla, do Flamengo, Marinho, do Santos, Giovanni Augusto, do Coritiba, Jefferson Savarino, do Galo, Juninho Capixaba, do Bahia e Thiago Galhardo, do Colorado, deram cinco passes para gol cada e seguem de perto os líderes nesse quesito.
Vina, do Ceará, divide a liderança com Keno, do Atlético-MG, no quesito assistências: ambos têm seis passes para gol cada.
Créditos: Jhony Pinho/AGIF
Melhor ataque
A grande fase do São Paulo tem sido um terror para as defesas adversárias. Liderado por Brenner e Luciano, o sistema ofensivo do Tricolor Paulista foi um dos grandes responsáveis pela liderança isolada do clube ao fim de 2020. Foram 47 gols marcados, com praticamente a metade dele saindo dos pés da dupla de ataque - Luciano marcou 12 vezes e Brenner foi às redes em 11 oportunidades.
Melhor defesa
A máxima do futebol de que um grande time começa com uma grande defesa é mais do que comprovada no Brasileirão. Afinal de contas, as zagas menos vazadas da competição em 2020 são de dois postulantes do topo da tabela: São Paulo e Grêmio. O Tricolor Gaúcho e o Tricolor Paulista sofreram apenas 22 gols de seus rivais até então.
Todos as informações do torneio foram consultadas no site oficial da CBF e no SofaScore – página especializada em dados esportivos. Para conferir a classificação completa, assim como a tabela de seu time do coração nas últimas rodadas do Brasileirão Assaí 2020, basta clicar aqui.
Veja também
Brasileirão
Panini apresenta álbum de figurinhas do Brasileirão 2024
Com figurinhas extras de craques do futebol nacional, páginas especiais exclusivas e recurso de audiodescrição, novo livro álbum ilustrado do Campeonato Brasileiro chega às bancas em 9 de agosto
Brasileirão
Pedro, do Flamengo, lidera corrida pelo Troféu Roberto Dinamite
Atacante rubro-negro já balançou a rede dez vezes no Brasileirão Betano
Brasileirão
Dupla Fla-Flu conquista a terceira vitória seguida no Brasileirão Betano
Rubro-Negro e Tricolor das Laranjeiras ganharam de Atlético-GO e Red Bull Bragantino, respectivamente
Brasileirão
Brasileirão Betano: Fim da 19ª rodada indica 2ª maior público da história
Competição recebe 24.245 torcedores a cada partida, atrás apenas de 2023, que teve 26.519 pagantes por jogo
Os Cookies são pequenos arquivos de texto enviados e armazenados no seu computador, com as suas ações e informações de navegação. Utilizamos somente os cookies estritamente necessários para que o nosso site funcione corretamente e para garantir segurança e registro de métricas. Para mais informações visite nossa Política de Privacidade.