Por Brasileirão Assaí 2020, Athletico Paranaense reformula elenco que conquistou a América e o país
Cada vez mais, o torcedor do Athletico Paranaense tem se acostumado a levantar taças. Nas últimas duas temporadas, o Furacão adicionou dois títulos inéditos à sua galeria: o da Copa Sul-Americana (2018) e o da Copa do Brasil (2019). Mas o sucesso do grupo formado pelo Athletico acompanhou o desmanche de boa parte do elenco, com a saída de alguns jogadores fundamentais nessas conquistas. No Brasileirão Assaí 2020, o Rubro-negro tentará se reinventar e fazer valer novamente sua força.
De 2018 até aqui, o Furacão viu as saídas de Léo Pereira, Renan Lodi, Bruno Guimarães, Marco Rubén, Marcelo Cirino, Rony, Robson Bambu, entre outros. Até mesmo o técnico Tiago Nunes deixou o clube para comandar o Corinthians. Mas as transformações e a perseverança estão na história do Athletico Paranaense. Em 2020 não deve ser diferente.
Sob a batuta de Dorival Júnior, o Rubro-negro tem uma promissora geração de jogadores no CAT do Caju, com talentos como os de Khellven, Erick, Vitinho e Pedrinho. Ao lado deles, há veteranos que já estão no clube há algum tempo e devem servir como referência no elenco, como Santos, Thiago Heleno, Lucho González e Nikão. Juntos, eles trabalham para novamente fazer o Furacão sacudir o Brasil.
Athletico-PR
Melhor campanha: campeão
Posição no Brasileirão 2019: 5º
Presidente: Mario Celso Petraglia
Estádio: Arena da Baixada (Curitiba)
Mascotes: Fura-Cão
Falamos com: Santos
Santos com as medalhas da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana
Créditos: Athletico-PR
"Será desafiador jogar sem torcida"
- O que podemos esperar do Athletico no Brasileirão 2020?
O Athletico nos últimos dois anos tem se destacado muito bem e com certeza isso aumenta o nível de exigência. Nós jogadores notamos isso e esperamos deixar o Athletico sempre bem colocado na tabela. Sabemos da dificuldade que é disputar um campeonato brasileiro, tem 20 equipes que são muito difíceis de serem enfrentadas. Mas o Athletico entra na disputa com o objetivo de chegar o mais alto possível na tabela.
- Qual deve ser o maior desafio para o clube neste campeonato?
Acredito que não só para o Athletico, mas todas as outras equipes também, é o fato de jogar sem torcida, devido à pandemia. Isso será desafiador, saber lidar com essa ausência, não poder contar com o calor da torcida, o carinho do torcedor. Isso dentro e fora de casa, a energia deles é motivadora. Mas a gente sabe que o momento é complicado e requer cuidado. Espero que as equipes consigam se adaptar o mais rápido possível a esse novo cenário.
- Como fazer para manter a pegada no Brasileirão mesmo com a saída de tantos jogadores importantes?
O processo de reformulação é natural, pelo fato de alguns atletas terem se destacados nas últimas temporadas. A gente sabia que a saída de alguns era real, então a gente tem que se adaptar e aproveitar as novas peças que tem chegado o mais rápido possível. Acredito que com o trabalho que tem sido feito, com essa metodologia e forma de trabalhar que o Athletico impõe, a gente vai conseguir disputar lugares altos nessas competições que nos aguardam essa temporada.
Palpite dos especialistas
Kléberson, ídolo do Athletico
"O Athletico sofreu algumas perdas importantes e não teve muitos jogos no Estadual. Só agora está usando a equipe principal. Mas entendo que tem um elenco muito bom, com jogadores jovens e um sistema muito bem elaborado que o Dorival sempre implementa onde passa. Com isso, o time pode adquirir vantagens no decorrer da competição. Como torcedor, sempre quero ver o Athletico entre os grandes, brigando por alguma coisa. Vejo no clube capacidade de entrar já brigando pelo título. É momento de buscar isso, já que esse ano a competição será de quem conseguir se superar depois dessa pandemia."
Nadja Mauad, repórter da RPC/Rede Globo
"Será um time muito diferente daquele que conquistou, nos últimos dois anos, Sul-Americana e Copa do Brasil. Houve uma grande reformulação no elenco e comissão técnica. É um desafio enorme para o técnico Dorival Junior, que pega um elenco em formação, tendo que se adaptar à novas ideias, mas com a "obrigação" de manter o DNA de jogo ofensivo e vertical do clube. O objetivo traçado é ficar entre os seis melhores."
Fernando Rudnik, repórter da Gazeta do Povo
“O Athletico chega com um time em reconstrução e um elenco bem mais fraco do que na temporada passada. As perdas dos titulares Bruno Guimarães, Léo Pereira, Marco Ruben e Rony – e até do reserva Marcelo Cirino – ainda são sentidas. Também houve a saída do técnico Tiago Nunes, que conseguia tirar o máximo do plantel que tinha em mãos. Dorival Júnior está em um começo de trabalho, é preciso tempo. Mas, até aqui, o time está longe do nível ideal. Conquistar novamente uma vaga para a Libertadores seria um feito importante. É possível, mas a evolução precisa ser grande.”
Análise tática
Como chega o Athletico Paranaense para a disputa do Brasileirão Assaí? Nas redes sociais, o @brasileirao, em parceria com o @Footure, destrinchou um pouco de como o Furacão gosta de jogar, os principais destaques do clube e os números do time no ano.
A análise de Lucas Filus cita a transformação pela qual passa o ataque do Athletico. Acostumado a ser um time muito vertical, fulminante, o Furacão tem atacado com mais paciência, uma característica imposta pelo treinador Dorival Júnior. Na defesa, o técnico também pode fazer algumas mudanças sutis no modelo consolidado pelo clube. Em vez de sempre pressionar lá em cima, é possível que o Rubro-negro jogue em blocos mais recuados em determinadas situações.
Clique aqui e confira a análise tática completa do Athletico no site do Footure.
É hora de conferir o retrospecto do Furacão no ano até o momento. E aí, torcedor rubro-negro... Quais são as suas expectativas para a minha disputa? #BRCAP @AthleticoPR pic.twitter.com/Wq3yMFQaom
— Brasileirão Assaí (@Brasileirao) July 17, 2020
Veja também
Brasileirão
Panini apresenta álbum de figurinhas do Brasileirão 2024
Com figurinhas extras de craques do futebol nacional, páginas especiais exclusivas e recurso de audiodescrição, novo livro álbum ilustrado do Campeonato Brasileiro chega às bancas em 9 de agosto
Brasileirão
Pedro, do Flamengo, lidera corrida pelo Troféu Roberto Dinamite
Atacante rubro-negro já balançou a rede dez vezes no Brasileirão Betano
Brasileirão
Dupla Fla-Flu conquista a terceira vitória seguida no Brasileirão Betano
Rubro-Negro e Tricolor das Laranjeiras ganharam de Atlético-GO e Red Bull Bragantino, respectivamente
Brasileirão
Brasileirão Betano: Fim da 19ª rodada indica 2ª maior público da história
Competição recebe 24.245 torcedores a cada partida, atrás apenas de 2023, que teve 26.519 pagantes por jogo
Os Cookies são pequenos arquivos de texto enviados e armazenados no seu computador, com as suas ações e informações de navegação. Utilizamos somente os cookies estritamente necessários para que o nosso site funcione corretamente e para garantir segurança e registro de métricas. Para mais informações visite nossa Política de Privacidade.